Software da plataforma de negociação - Plataforma de negociação em tempo real

O que é um software da plataforma de negociação para um comerciante?

A maioria das trocas modernas não ocorre nos salões das bolsas de valores (como acontecia no passado), mas nas profundezas dos dispositivos eletrônicos e redes de computadores. E a negociação em uma plataforma de negociação em tempo real não é, naturalmente, uma exceção.

Entretanto, não basta usar o dispositivo e seu hardware de comunicação para realizar qualquer função em um computador, tablet e smartphone. Ajudaria se você também tivesse o software certo.

O software projetado para negociação on-line de vários ativos (incluindo moedas) é chamado de terminal de negociação ou plataforma de negociação. Nos primeiros tempos da negociação eletrônica, cada corretor fornecia uma plataforma para seus clientes. Assim, ao passar de um corretor para outro, o corretor tinha que aprender um software diferente. Além disso, aqueles que queriam trabalhar com vários corretores tinham que usar outro software para negociar simultaneamente.

Alguns corretores ainda sugerem a seus clientes plataformas de negociação feitas por eles mesmos. Mas a maioria oferece uma escolha de várias plataformas de fornecedores independentes. Mesmo os corretores com seu software de negociação geralmente escolhem entre uma plataforma proprietária e um ou dois programas de terceiros.

Software de plataforma de negociação para negociação em tempo real
Software de plataforma de negociação para negociação em tempo real

Tal divisão de trabalho é benéfica para todos os participantes do mercado. Os desenvolvedores de software podem se concentrar na programação adequada e na melhoria da funcionalidade, desempenho e estabilidade de seus produtos. Afinal, eles ganham receita vendendo suas licenças de software aos corretores, e a atração de clientes-comerciantes não é uma preocupação dos desenvolvedores da plataforma.

Os corretores, por sua vez, acham mais fácil e mais barato comprar licenças anuais do que gastar dinheiro e esforço para criar e manter seus sistemas de software. Além disso, o corretor consegue oferecer uma escolha de várias plataformas de negociação, atraindo mais clientes que são seus adeptos.

O corretor nesta situação é um ganho para quase todos, uma vez que eles obtêm software de negociação de qualidade gratuitamente. Não apenas isso, mas os comerciantes podem escolher entre diferentes plataformas e ter a opção de trocar de corretor sem ter que abrir mão de seu software favorito.

Em alguns casos, os corretores podem oferecer a oportunidade de negociar sem utilizar o programa terminal instalado no dispositivo do cliente. Isso significa uma negociação adequada à moda antiga por telefone e páginas web específicas que permitem a negociação diretamente na janela do navegador da Internet. Mas tais opções de acesso ao mercado de divisas são, no entanto, exceções. Na grande maioria dos casos, a negociação ocorre através de software da plataforma de negociação. 

Qualquer software de plataforma de negociação em tempo real é um aplicativo cliente-servidor, cuja parte do servidor é instalada e controlada por um corretor. Em contraste, os comerciantes instalam a parte cliente (um terminal) em dispositivos (computadores, tablets, smartphones).

Com base em uma ou mais fontes, a parte servidor da plataforma de negociação gera cotações, que os clientes podem obter através de um terminal.  Além disso, o servidor armazena informações sobre as ordens do cliente (ativas e pendentes) e o histórico de operações desde a abertura da conta.

Mas os comerciantes estão mais interessados na parte do cliente da plataforma de negociação - o terminal. A funcionalidade dos modernos terminais de negociação é extensa. Ao mesmo tempo, ela pode diferir dependendo de um sistema de software específico e de sua versão. Ao mesmo tempo, cada corretor ajusta a plataforma "para si", integrando nela certas funções, que estarão disponíveis para os clientes.

Escolha um mercado financeiro para negociar
Escolha um mercado financeiro para negociar

As principais funções do software de plataformas de negociação em tempo real

Vamos dar uma olhada nas principais funções do software das plataformas de negociação em tempo real.

As funções essenciais do software das plataformas de negociação em tempo real: 

  • Citações.

Qualquer corretor pode ter um ou vários fornecedores de liquidez cujos dados agregados são usados para determinar preços para pares de moedas; dependendo se o corretor é um criador de mercado ou um ECN, o grau de sua intervenção em preços para instrumentos negociados muda. Mas, em qualquer caso, a primeira coisa que um corretor observa após abrir o terminal de negociação são as cotações dos pares em que ele está interessado.

  • Entrada de ordens.

A segunda função mais importante de qualquer terminal é a abertura dos pedidos. As ordens são normalmente abertas em uma janela separada, cujo preenchimento pode variar dependendo dos tipos de ordens disponíveis em um determinado corretor.

Algumas plataformas permitem a "negociação com um clique", onde as ordens são abertas com um único clique no botão "Comprar" ou "Vender" exibido diretamente na janela do gráfico do par de moedas. O volume da transação é determinado com antecedência por padrão.

  • Informações da conta.

Saldo da conta, margem agregada, informações sobre ordens abertas (preço e tempo de abertura, volume, paradas, comissão, swaps), ordens pendentes, histórico de negociações fechadas e canceladas - todas estas informações os comerciantes podem encontrar no terminal do cliente. Além disso, a maioria das plataformas permite gerar um relatório estatístico sobre os resultados das negociações durante um determinado período.

  • Gráficos de cotações e indicadores técnicos.

É bem conhecido que os preços dos pares de moedas em um determinado momento e a dinâmica desses preços no passado são essenciais para a tomada de decisões comerciais. Um gráfico de preços é uma ferramenta vívida para exibir cotações. 

Indicadores técnicos populares
Indicadores técnicos populares

Existem vários tipos de gráficos, os mais populares são o gráfico de linhas, o gráfico de barras e o gráfico de candelabros. A maioria das plataformas de negociação sugere aos negociantes uma grande variedade de opções para personalizar a exibição do gráfico, incluindo diferentes prazos, modelos para alterar o fundo, cor e tamanho dos elementos do gráfico, fonte, tamanho e cor da legenda, e muito mais.

Além disso, os terminais permitem impor nos gráficos de preços as imagens gráficas de diferentes indicadores de análise técnica. Como regra geral, o terminal já contém muitos indicadores embutidos com a oportunidade de alterar seus parâmetros. Um negociante também pode adicionar seus indicadores, sejam eles pré-fabricados ou auto-fabricados. A maioria dos indicadores são exibidos diretamente no gráfico de preços de instrumentos, mas alguns (por exemplo, MACD ou RSI) comerciantes podem ver uma área especialmente destacada na parte inferior da janela do gráfico de preços.

  • Ferramentas visuais adicionais.

Com essas ferramentas, os comerciantes podem traçar linhas de tendência, fronteiras de canais, níveis de Fibonacci, vários marcadores de pontos e outros elementos que são muito úteis na análise do comportamento dos pares de moedas.

  • Estabilidade.

Uma característica vital de qualquer plataforma comercial é sua confiabilidade. O terminal pode funcionar em hardware com diferentes capacidades de processamento, a velocidades variáveis das linhas de comunicação (e até mesmo em situações de sua operação instável). Em todos estes casos, é desejável proporcionar ao negociante as condições mais confortáveis e minimizar a influência de fatores técnicos nos resultados da negociação. E, é claro, há altas exigências quanto à confiabilidade e estabilidade do software de negociação. Isso porque erros e falhas no terminal podem custar muito caro ao usuário.

  • Roteiros e linguagens de programação do terminal.

A maioria dos terminais permite que os comerciantes adicionem funções adicionais ao programa. As linguagens de programação embutidas dos terminais são utilizadas para este fim. Usando-as, pode-se escrever scripts que executam automaticamente várias ações dos usuários (ou seja, automatizar o processo de negociação) e criar indicadores, Expert Advisors e sistemas de negociação totalmente automatizados. Os usuários avançados de plataformas de negociação freqüentemente usam estas características de seus terminais, mas os comerciantes profissionais geralmente preferem comprar scripts prontos ou ordená-los aos programadores por uma taxa.

Assim, usando os scripts automatizados para abrir e fechar ordens com base nos sinais dos Expert Advisors, é possível até mesmo automatizar totalmente a negociação, excluir (ou minimizar) o fator humano que pode afetar negativamente seus resultados.

Investir em ações de empresas populares
Investir em ações de empresas populares

O processo de seleção de uma plataforma comercial é verdadeiramente individual. A maioria das funções em terminais de alto nível funcionam de forma semelhante. Portanto, os comerciantes prestam mais atenção às nuances, ao nível de suporte ou apenas à percepção subjetiva deste ou daquele software de negociação. 

Um iniciante pode não tentar estudar todas as características de todos os terminais no mercado. Basta encontrar um que atenda a todos os requisitos básicos, funcionalidade e conforto, e ir com ele.

¿Cómo negociar CFDs?

Portanto, se você decidiu iniciar uma atividade de investimento, você deve, naturalmente, considerar que as plataformas de negociação em tempo real são adequadas para aqueles que querem se engajar em uma estratégia de investimento a curto prazo. Por exemplo, um negociador de curto prazo que deseja tirar proveito de movimentos complexos de mercado precisa saber o que são CFDs ou Contratos por Diferença. 

CFDs ou Contratos por Diferença são instrumentos financeiros que rastreiam um ativo em tempo real.

O ponto crítico a ser lembrado é que quando você negocia um CFD, você não é dono do ativo. Embora, à primeira vista, isso possa adiá-lo, oferece várias vantagens significativas.

  1. Você pode negociar mercadorias como ouro, petróleo e gás natural sem se preocupar com o armazenamento ou distribuição.

  2. Você pode optar por ir longo ou curto no mercado de sua escolha.

  3. Além disso, você pode usar alavancagem para seus negócios.

Tenha em mente que o software das plataformas de negociação de CFD é adequado apenas para estratégias de curto prazo. Porque os CFDs atraem uma taxa de financiamento durante a noite, que você deve pagar por cada operação que permanece aberta. É por isso que muitos negociadores de CFD escolhem a abordagem de negociação do dia ou de negociação swing.

Investir em Cryptocurrency
Investir em Cryptocurrency

Como começar a negociar em tempo real?

Não é difícil começar a negociar na plataforma de negociação em tempo real; é mais difícil começar a negociar com lucro. Muitas pessoas imaginam a negociação no software da plataforma de negociação como um jogo de azar, com sorte determinando o resultado. Mas esse não é o caso. A plataforma de negociação em tempo real é um mercado que opera de acordo com as leis da oferta e da demanda como qualquer outro. A compreensão dessas leis, da terminologia básica e do processo de negociação é o mínimo teórico que você deve aprender antes de negociar na plataforma. 

Inscrição na plataforma de investimento
Inscrição na plataforma de investimento

Como se registrar?

Quando você encontrar uma plataforma com a qual se sinta confortável, instale-a em seu computador ou faça o download do aplicativo para seu telefone. Em seguida, passe por um curto processo de registro. As plataformas de negociação geralmente solicitam algumas informações pessoais e bancárias para identificá-lo.

Como abrir uma conta demo?

Quase todas as plataformas permitem que comerciantes novatos abram uma conta demo. Esta característica permite aprimorar suas habilidades e experimentar muitas das características da plataforma sem perder dinheiro. Portanto, não deixe de aproveitar esta oportunidade para obter alguma experiência valiosa na negociação. 

Como abrir uma conta
Como abrir uma conta

Como abrir uma conta de verdade?

Depois de experimentar a conta demo, você pode abrir uma conta real. Você pode fazer isso fazendo um depósito mínimo via:

  • Cartões de débito ou de crédito.
  • Transferências bancárias.
  • Carteiras eletrônicas.

Todos os seus ganhos utilizam cartões de débito ou de crédito, transferências bancárias e carteiras eletrônicas quando você decide fazer um saque.

Apesar da variedade de plataformas de negociação, há uma recomendação: comerciantes novatos não se deixam levar pela busca da plataforma perfeita. A plataforma é o meio, não o fim. O mais importante é que você aprenda constantemente como calcular o risco, ler as notícias, aumentar seus conhecimentos e lutar pelo sucesso.

SIMPLES E CONFIÁVEL
RETIRADA DE DINHEIRO
Neteller
Mastercard
Visa
Skrill
AVISO DE RISCO GERAL:
Os serviços financeiros fornecidos por este site apresentam um alto nível de risco e podem resultar na perda de todos os seus fundos. Você nunca deve investir dinheiro que você não pode perder