Plataforma de negociação de um dia em Portugal - Comece a negociar: Cadastre-se, Inicie uma sessão

Dependendo do período de tempo, é feita uma distinção entre comércio de curto, médio e longo prazo.

As negociações de curto prazo incluem negociações de dia, ou, como é freqüentemente chamado, negociações de dia.

Day trading é uma estratégia de negociação, onde se faz negócios de curto prazo no decorrer de um único dia com o objetivo de obter lucro. Isso significa que os day traders geralmente abrem posições durante o dia e fecham suas posições todas as noites, não deixando nenhuma posição aberta durante a noite. 

Esta estratégia de negociação é popular antes dos anúncios financeiros programados, como quando as empresas apresentam seus lucros e relatórios trimestrais.

O termo "day trading" abrange negociações de curto prazo em títulos - muitas vezes em segundos, minutos ou, no máximo, em algumas horas. A negociação diária é, portanto, bastante diferente da negociação convencional de ações e títulos. O horizonte de tempo é geralmente semanas, meses ou anos.

Para participar de day trading, precisamos de certos conhecimentos, habilidades e, claro, de uma plataforma de negociação on-line de qualidade que forneça todas as ferramentas necessárias para conduzir este tipo de negociação.

Esta revisão se concentra no tópico de day trading e no que é uma plataforma de day trading em Portugal.

Negociação diurna

O negociação diurna envolve diferentes períodos de tempo. Em um extremo, os comerciantes se posicionam quando o mercado de ações abre, mantêm as ações o dia todo e as vendem antes do fechamento do mercado. O outro extremo é a negociação informatizada de alta freqüência, que resulta em milissegundos ou microssegundos desde o momento da compra até o momento da venda. Há muitas variações entre estes extremos.

O comércio de alta freqüência é inteiramente controlado por computadores, que constantemente procuram diferenças de preço em diferentes mercados ou certos padrões no mercado. As negociações podem ser tão curtas quanto microssegundos ou milissegundos. Os lucros são pequenos, o que é contrabalançado por negociações extremamente altas.

Um exemplo de negociação de alta freqüência é quando programas de computador procuram diferenças nos preços das ações que são negociadas simultaneamente em várias bolsas diferentes. Quaisquer diferenças envolvem compras rápidas e ordens imediatas de venda a preços ligeiramente mais altos. Hoje, esta forma de negociação é uma minoria.

Este tipo de negociação é freqüentemente criticado e citado como um dos fatores que levam à queda da bolsa de valores.

Este fenômeno tem tanto aspectos positivos quanto negativos. No lado positivo, ele aumenta a liquidez na bolsa e reduz as comissões e spreads. No lado negativo, cria um mercado com movimentos de preços muito grandes e rápidos.

Como definido acima, o day trading é quando você se concentra em negociações de curto prazo e posições de curto prazo, que são fechadas antes do fechamento do mercado.

Outra opção para day trading é negociar durante todo o dia.

Esta forma de negociação é usada por day traders especulando sobre ações que flutuam amplamente. Uma ação de equilíbrio se move para cima e para baixo como ondas no oceano. Se uma ação está em uma calha, um negociador compra na calha e vende antes que o mercado feche. Todas as ações flutuam periodicamente, mas a freqüência da flutuação varia muito.

Há 2 estratégias principais de negociação intradiária: escalada e negociação intradiária de notícias.

Plataforma de negociação de dia em Portugal
Plataforma de negociação de dia em Portugal

Negociando as notícias

Negociar as notícias envolve especular sobre notícias futuras. Para cada notícia há um número esperado, com o qual o mercado é comparado. Se a notícia for melhor que o número esperado, é positiva, mesmo que o próprio número esperado seja ruim.

A especulação existe antes e depois que a notícia é divulgada. Se as expectativas forem altas, o preço pode começar a subir mesmo antes da notícia ser divulgada. Depois que a notícia é divulgada, há freqüentemente um "rally" se houver uma grande diferença entre as expectativas e o resultado. Também é comum que o preço se mova em uma direção primeiro e depois reverta. Uma situação muito complicada ocorre quando várias notícias são lançadas ao mesmo tempo, especialmente quando algumas notícias são positivas e outras negativas. Um comerciante deve estar atento a todas as notícias financeiras e econômicas, o que pode causar uma tendência a se mover, especialmente as positivas. Um calendário de eventos significativos no mercado de ações e uma tabela da influência desses eventos sobre as taxas de câmbio ajudará os negociadores nesse sentido.

Notícias sobre a plataforma
Notícias sobre a plataforma

Escalpagem

A escalada é uma estratégia comercial destinada a obter lucros a partir de mudanças insignificantes nos preços das ações. Os negociadores que implementam esta estratégia fazem de 10 a várias centenas de negócios em um único dia, acreditando que pequenos movimentos nos preços das ações são mais fáceis de serem capturados do que os grandes; os negociadores que implementam esta estratégia são conhecidos como escaladores. Muitos pequenos lucros podem facilmente se transformar em grandes ganhos se uma estratégia rigorosa de saída for utilizada para evitar grandes perdas.

O negociação diurna exige decisões rápidas e você tem que calcular pequenos lucros repetidamente. Uma estratégia comum de investimento é lucrar com as flutuações de preços a longo prazo, enquanto o day trading é considerado o oposto.

Na plataforma, você pode selecionar o período mínimo de tempo para rastreamento
Na plataforma, você pode selecionar o período mínimo de tempo para rastreamento

Comerciante de dia

Um comerciante de um dia é um comerciante que completa seu comércio no mesmo dia, sem carregá-lo para o dia seguinte. 

Em caso de negociação diária, não é suficiente aprender os aspectos teóricos. Como este tipo de negociação requer alta concentração, envolvimento constante no processo, é considerado um tanto estressante. É por isso que o lado psicológico é importante. Em day trading é importante ser capaz de se concentrar e manter um controle de cinco ou quinze minutos de pilha. Habilidades como tolerância ao estresse, a capacidade de tomar decisões rápidas e autodisciplina são importantes aqui. Você precisa ser coletado, concentrado, altamente tolerante ao estresse, capaz de trabalhar em um ritmo extremamente rápido e não responder a contratempos de curto prazo.

É muito importante aceitar as perdas como parte natural do comércio. Aprender com as perdas significa desenvolver uma estratégia comercial. É fácil cometer erros e se você não prestar atenção ao gerenciamento de riscos e for inconsistente em suas decisões, as perdas aumentarão.

É completamente errado iniciar negociações diárias com o objetivo de fazer uma grande pontuação. Os retornos positivos dos negociadores bem-sucedidos são compostos de muitas pequenas vitórias e muitas perdas, mas as perdas são menores em comparação com as vitórias. O dinheiro que não se perde é tão valioso quanto o dinheiro que se ganha. Portanto, você tem que garantir que suas perdas sejam pequenas e controladas.

Um comerciante de dia, mais do que qualquer outro, deve ser bem versado em análise técnica e fundamental.

O que é a plataforma para Day Trading?

Todas as negociações serão feitas através de uma plataforma de negociação on-line. Portanto, é importante escolher um corretor apropriado - seu intermediário financeiro no mercado de investimentos.

Você só deve escolher um corretor licenciado que forneça acesso a uma plataforma que forneça todas as ferramentas necessárias para a negociação diária.

Devido à forte concorrência na Internet, as plataformas de negociação são profissionalmente programadas e oferecem muitas ferramentas para auxiliá-lo.

Escolha uma plataforma que lhe dê a capacidade de negociar em uma variedade de mercados financeiros. A maioria deles você pode usar para negociação diária de ações, negociação diária forex, negociação diária de futuros e negociação de CFD.

A plataforma deve ter indicadores para análise técnica.

Plataforma para Day Trading
Plataforma para Day Trading

Indicadores para análise técnica

A análise técnica difere da "análise fundamental", que geralmente está associada à negociação de ações a longo prazo. Se você investe com base na "análise fundamental", você compra uma ação porque tem expectativas sobre o futuro. Você pode ter lido os relatórios da empresa e descoberto que a empresa está fazendo um negócio saudável. Uma vez compradas as ações, você está preparado para esperar semanas, meses ou anos para que o preço suba. Um comerciante de um dia não trabalha assim.

Em outras palavras, se você quer ser um comerciante intradiário bem sucedido, você precisa ser bem versado em análise técnica. Você precisa estar familiarizado com o funcionamento de indicadores complexos.

Na plataforma, que escolhemos como a melhor plataforma para negociação intradiária em Portugal, você verá muitos indicadores para análise técnica. É importante se familiarizar com o funcionamento de cada um deles. Você faz isso testando diferentes indicadores que lhe mostram o movimento de preços de novas maneiras, mas o mais importante é que você pratica repetidamente. Quanto mais gráficos de curso você revisar, mais fácil será para você ver os padrões e mais provável será que você tenha sucesso um dia.

Indicadores para análise técnica
Indicadores para análise técnica

Day trading e CFDs

Agora você tem a oportunidade de escolher plataformas de negociação projetadas especificamente para o negociação diurna. Em algumas dessas plataformas você não negocia o estoque físico da empresa em questão, mas entra em um corretor online que reflete o preço do ativo que você está negociando.

Os CFDs também permitem que você negocie à velocidade da luz, e que "compre" e "venda" no mercado simultaneamente. Como negociador de dia, você não precisa se preocupar se o mercado irá subir ou descer se você quiser ganhar. Se você abrir posições curtas, você pode ganhar dinheiro mesmo que os mercados desçam. Pode parecer complicado, mas os corretores modernos on-line são de fácil utilização. Tudo que você precisa fazer é clicar em 'comprar' ou 'vender' para abrir uma posição. Isto significa que negociar CFDs é mais ou menos como negociar ações regularmente, e a plataforma de negociação organiza toda a 'papelada' envolvida na negociação de CFDs.

Entretanto, recomendamos que você se familiarize com a forma como os CFDs funcionam. O risco envolvido em tais negociações é maior do que investir em títulos de ações ordinárias.

Escolha da data de término da negociação
Escolha da data de término da negociação

Uso de ordens Stop

O negociação diurna é muito dinâmico. Algumas negociações, como mencionamos acima, podem durar apenas alguns minutos ou mesmo segundos. Imagine se durante este tempo você precisa fazer uma viagem urgente ou se há um problema técnico com sua conexão à internet. Portanto, os comerciantes usam ordens de parada automática, como parar de perder ou tirar lucro, para se protegerem contra tais infortúnios.

Um stop loss é um nível pré-determinado no qual o negociante quer vender sua segurança. Como o nome indica, ele é usado para reduzir as perdas. Você estabelece seu stop loss em um determinado nível porque calculou antecipadamente que este é um bom preço para vender seu título. Esta é uma maneira eficaz de reduzir suas perdas. Não há garantia de que seu corretor será capaz de vender ou comprar a este preço exato, mas geralmente é melhor do que nada.

Take Profit é um tipo de ordem pendente ao corretor para fechar uma negociação quando o preço atinge um certo nível - um lucro. Se o preço atingir o nível de Take Profit, a negociação fechará automaticamente e fixará o lucro obtido.

Take Profit e Stop Loss ajudam a assegurar a posição de um negociador no mercado em qualquer situação. Independentemente da volatilidade ou conexão com o servidor do corretor, suas posições serão fechadas nos níveis que você definir.

Usando Stop Loss
Usando Stop Loss

Outras vantagens da plataforma de negociação do dia

As modernas plataformas de negociação online permitem acompanhar até mesmo as menores mudanças no mercado, exibindo os movimentos dos preços dos ativos em imagens gráficas das cotações. Os gráficos podem ser configurados conforme sua conveniência, abrindo uma ou mais janelas ao mesmo tempo para comparar diferentes períodos de tempo. Por exemplo, você pode escolher um período de tempo de 15 minutos em uma janela, meia hora na janela seguinte e uma hora na janela seguinte. Você pode abrir até 9 janelas simultaneamente.

Além disso, você pode personalizar as configurações do gráfico a seu gosto, não apenas em termos de intervalo de tempo, mas também em termos de design - você pode escolher entre barras e gráficos de castiçal, e mudar o esquema de cores do gráfico para algo com o qual você se sinta mais confortável.

Outra vantagem é a disponibilidade de uma versão móvel da plataforma. Você pode acompanhar o mercado onde quer que esteja, apenas com seu telefone celular. A versão móvel oferece todas as mesmas características que a versão web.

A plataforma fornece informações completas e abrangentes sobre todos os movimentos do mercado - os menores desvios de gráficos são imediatamente visíveis para você.

Você pode visualizar diferentes períodos de tempo ao mesmo tempo para análise de tendências
Você pode visualizar diferentes períodos de tempo ao mesmo tempo para análise de tendências

Como começar o dia de negociação na plataforma?

Para iniciar o negociação diurna em Portugal, você precisará :

  • Escolher um corretor;
  • Registrar-se em uma plataforma de negociação on-line;
  • Abrir uma conta.

Que pontos você precisa considerar ao escolher um corretor, já mencionamos anteriormente. O registro em uma plataforma de negociação on-line é o processo mais fácil, que não leva muito tempo e você faz todas as atividades de registro on-line, sem visitar os escritórios das corretoras. Basta visitar o website do corretor, ativar a opção "registrar", digitar seu nome e endereço de e-mail no formulário de registro. Após o procedimento padrão de confirmação do registro através do e-mail especificado, sua conta está pronta para uso.

Registro na plataforma
Registro na plataforma

Há uma opção de usar uma conta demo na plataforma para operações de treinamento. Aproveite esta oportunidade. É uma boa prática, sem o risco de perder dinheiro. Basta clicar no botão "ativar conta demo" e sua conta virtual será creditada com $10000. Isto é dinheiro fictício - gaste-o em operações de teste para experimentar suas habilidades de negociação antes de arriscar qualquer dinheiro real.

Capacidade de abrir uma conta demo para treinamento
Capacidade de abrir uma conta demo para treinamento

Uma conta real é ativada em seu primeiro depósito de $10 ou mais. Clique no botão 'fazer um depósito', selecione uma opção de depósito e negocie.

Opções de reabastecimento do depósito
Opções de reabastecimento do depósito

Prós e contras do negociação diurna

O comércio intradiário envolve trabalho de alto ritmo, e muitas vezes é estressante, por isso requer grande autocontrole e resistência. O objetivo é escolher o momento certo para negociar, como muitas outras estratégias.

Como qualquer outra estratégia, o comércio intradiário tem seus prós e contras. A capacidade de contornar as desvantagens e multiplicar as vantagens da estratégia é o que distingue um comerciante profissional. As desvantagens são as seguintes:

  • Quanto mais negócios você tem que fazer em um dia, mais esforço é necessário para trabalhar. E você só pode obter um lucro decente se fizer um grande número de negócios;
  • O negociação diurna exige concentração constante, um comerciante deve "manter a mão no pulso" do mercado, reagir às menores mudanças, e não há muito tempo para analisar a situação e o comerciante nesta situação;
  • Um grande número de negócios muitas vezes resulta em altas comissões.

A maioria dos inconvenientes é causada unicamente pela dinâmica do trabalho e pela tensão nervosa que freqüentemente perturba o comerciante. Para aqueles que são capazes de trabalhar em tal modo, a tática tem uma série de vantagens:

  • Controle de risco;
  • Sem "lacunas" (diferença significativa entre os preços);
  • Uma vantagem indiscutível da negociação a curto prazo é que os lucros aparecem muito mais freqüentemente, embora nem sempre em grande volume.O comércio intradiário permite que você veja rapidamente os resultados de sua atividade;
  • Negociações de curto prazo geralmente envolvem valores menores, o que significa que em caso de falha, as perdas do negociador não serão tão grandes.
SIMPLES E CONFIÁVEL
RETIRADA DE DINHEIRO
Neteller
Mastercard
Visa
Skrill