Comprar Tether (USDT) - como investir em Tether

A volatilidade da criptomoeda é uma faca de dois gumes. Por um lado, a volatilidade oferece excelentes oportunidades para os investidores. Mas, por outro lado, a volatilidade torna difícil usar criptomoedas como reserva de valor.

Mas você sabia que existe uma maneira de eliminar as propriedades nocivas da volatilidade? Stablecoins como o Tether (USDT) atendem exatamente a esse propósito.

Tether ( token USDT) é um  stablecoin para patrimônio criptográfico
Tether ( token USDT) é um stablecoin para patrimônio criptográfico

O que é Tether (USDT)?

A indústria de criptomoedas está mudando. Um grande número de novos produtos foi criado nos últimos anos. Talvez o mais impressionante deles seja o Stablecoin, um tipo especial de moeda digital que ajuda a acelerar o surgimento do dinheiro digital na vida cotidiana das pessoas.

Para regular de alguma forma a taxa de câmbio, eles decidiram atrelar as criptomoedas ao valor de ativos há muito estabelecidos na economia. Portanto, as criptomoedas começaram a ser atreladas ao petróleo, metais preciosos e até dinheiro fiduciário. Portanto, em teoria, uma moeda digital poderia estar ligada a uma mercadoria ou ativo. Isso faria ‘backup’ do valor da criptomoeda com garantia.

As criptomoedas atreladas a ativos físicos apresentam menor volatilidade, razão pela qual passaram a ser denominadas stablecoins e, posteriormente, Stablecoins.

Tether (usado alternadamente com USDT) foi lançado pela primeira vez em 2014 pela Tether Limited, uma empresa que gerencia e emite ativos baseados em ‘blockchain’. Todos os ativos emitidos pela empresa estão atrelados ao preço de mercado do fiat tradicional. Desde o seu lançamento, o Tether USDT se tornou o stablecoin mais popular do mundo e continua crescendo. Ele conseguiu isso apesar de alguma controvérsia em torno disso nos estágios iniciais do projeto.

USDT é uma moeda digital estável vinculada ao dólar
USDT é uma moeda digital estável vinculada ao dólar

Tether (USDT) é a terceira criptomoeda mais capitalizada e negociada do mundo, cuja taxa de câmbio é sempre estável devido à sua indexação ao dólar norte-americano.

Atualmente, a popularidade do Tether se deve principalmente à sua capacidade de fornecer liquidez e proteção contra a volatilidade do mercado, justificando seu nome como uma moeda estável atrelada.

Como funciona o Tether?

Tether opera como um token digital construído em vários protocolos de blockchain, incluindo Bitcoin, Ethereum, Algorand, OMG, EOSIO (EOS), Tron (TRK) e blockchains SLP. Essas opções disponíveis permitem que mais ativos sejam criados em seus próprios blockchains.

Na verdade, o blockchain Ethereum atualmente ocupa o maior mercado para USDT.

Para entender melhor como funciona o USDT, devemos observar como ele é criado.

O Tether foi originalmente lançado usando o protocolo Omni Layer. O protocolo Omni Layer é uma plataforma descentralizada de código aberto construída sobre o blockchain Bitcoin. Essa tecnologia baseada em blockchain permite que a Tether Limited cunhe e queime tokens em sua custódia com base na quantidade de reservas fiduciárias (USD) que deve corresponder à oferta do USDT.

Como funciona o Tether?
Como funciona o Tether?

Em teoria, cada token tem um dólar correspondente mantido como garantia nas reservas da empresa. Conforme a Tether Limited, é tecnicamente possível que o número total de tokens Tether em circulação possa ser rastreado e relatado através de um protocolo. No entanto, essa afirmação levantou uma das maiores críticas ao USDT, sendo sua relutância em ser totalmente auditado.

O que torna o Tether tão importante?

Então, porque tantas pessoas estão querendo comprar o Tether? Como o Tether é a terceira maior capitalização de mercado?

Essencialmente, o objetivo principal do Tether é fornecer uma proteção contra a volatilidade do mercado. Se você ainda é novo no mundo das criptomoedas, provavelmente aprendeu que a volatilidade do mercado torna a negociação de criptomoedas uma aventura perigosa.

A maneira mais fácil de explicar a volatilidade é descrevê-la como o grau em que o preço de um ativo flutua temporal. Em outras palavras, os cripto-ativos são voláteis porque seus preços tendem a subir ou descer de forma agressiva e imprevisível a qualquer momento.

Características distintivas do USDT

Para entender por que comprar USDT, vamos ver o que diferencia o Tether de outras criptomoedas.

Características do USDT:

  • Taxa de câmbio estável. O desvio do preço de $1 ao longo de sua existência é mínimo. Por exemplo, de acordo com CoinmarketCap, a mudança em 52 semanas: de $ 0,9903 para $1,03.
  • Os pares de bases com Tether dominam as trocas centralizadas. Eles respondem por 65% do volume de transações. E em 2017, eles representavam apenas 5% das negociações, com cerca de 50% dos acordos sendo em Bitcoin e 40% em dólares americanos. Em 2021, os pares BTC representam menos de 15% das transações. Por causa disso, alguns analistas de criptografia comentaram que o token assumiu e suplantou o mercado.
  • O Stablecoin é adaptado para uso no espaço DeFi. Em particular, a plataforma está colaborando com a Aave, uma empresa de empréstimo de criptomoedas. Além disso, já estão sendo emitidos derivativos (derivativos) lastreados em stablecoin.
  • Não há restrições à emissão ou destruição de tokens. Portanto, não haverá problemas de liquidez.
  • A turbulência do mercado, os "cisnes negros" (eventos difíceis de prever, pouco frequentes e consequências imprevisíveis, mas significativas) não afetam a criptomoeda. Afinal, o projeto depende de suas reservas garantindo os tokens.
  • A maioria das moedas está localizada nos balanços das criptomoedas (cerca de 70%). E 5% está preso em contratos inteligentes DeFi. O líder da bolsa Binance detinha mais de 16 bilhões de tokens gerados por meio do protocolo TRON em agosto de 2021. Em segundo lugar estava a Huobi Global (1.865.000.000 USDT também padrão TRC-20).
Tether é uma cadeia de blocos BTC, que  preenche lacuna entre as moedas criptográficas e fiduciárias
Tether é uma cadeia de blocos BTC, que preenche lacuna entre as moedas criptográficas e fiduciárias

Emissão de moeda

A empresa decidiu não limitar a emissão de novos Stablecoins. Ele está mostrando uma taxa de emissão razoavelmente rápida, o que tem causado entusiasmo repetidamente entre os investidores e reguladores criptográficos, visto que eles estavam atentos às flutuações do mercado.

A geração de novos tokens aumenta a capitalização do projeto.

Geralmente, é necessário um mecanismo para limitar a emissão de criptomoedas para combater a alta volatilidade e a inflação. Mas o Stablecoin não precisa disso. Portanto, a falta de restrições se justifica.

A moeda digital é baseada em um protocolo de código aberto Omni Layer que funciona com blockchain
A moeda digital é baseada em um protocolo de código aberto Omni Layer que funciona com blockchain

Mais sobre a Camada Omni

Já mencionamos que o Tether é construído na Camada Omni. Mas o que é exatamente  isso? Para entender por que vale a pena investir no Tether, precisamos descobrir os detalhes de sua estrutura.

O projeto de código aberto Omni foi construído em um blockchain Bitcoin que fornece uma plataforma de negociação ponto a ponto descentralizada e distribuída.

Essa plataforma de negociação foi criada em conjunto por uma equipe da Omni Layer, que queria permitir a troca entre diferentes partes sem envolver um intermediário.

Omni atua como uma ‘interface’ entre a cadeia principal de blocos BTC e seus usuários, facilitando a criação e troca de tokens ou criptomoedas orientados ao usuário. Eles podem representar valores como o direito a certos ativos intelectuais e outras criptomoedas.

Um dos exemplos mais conhecidos de um ativo criado na Camada Omni é o USD Tether (USDT). O USDT é de longe o maior usuário do protocolo, com mais de 75% das transações. Outros usuários do protocolo incluem MaidSafeCoin, Synereo e Omni. O protocolo visa manter a cadeia de bitcoin segura, permitindo que os usuários criem e negociem ativos digitais.

Esses tokens podem ser comprados e vendidos a qualquer momento, e as transações permanecem seguras graças aos protocolos de rede bitcoin.

O impacto do Bitcoin

Conforme mencionado acima, a criptomoeda Tether foi criada com base no protocolo de software Omni Layer baseado no blockchain Bitcoin. Portanto, o Stablecoin tem várias desvantagens inerentes ao bitcoin.

Por exemplo, os criadores da criptomoeda ainda não tomaram nenhuma providência para resolver os problemas de escalabilidade com a rede de criptografia, o que poderia causar uma desaceleração na popularidade dos cripto-ativos entre os usuários no futuro.

De acordo com especialistas, a necessidade de depositar fundos fiduciários na conta da rede de criptografia indica o anonimato incompleto da plataforma de criptomoedas.

Outra desvantagem é a impossibilidade de minerar, o que imediatamente afasta parte da comunidade de usuários.

Muitos usuários ficam intrigados com a ligação do Tether com a moeda fiduciária. Na verdade, é exatamente o oposto da própria ideia de criação de moedas digitais, cujo objetivo era a descentralização, proporcionando um afastamento do sistema financeiro global tradicional estabelecido. Mas, por outro lado, a moeda tornou-se uma ponte entre dois mundos financeiros: o real e o virtual.

USDT é uma moeda digital estável e pode ser usada como forma de pagamento ou saque de dinheiro
USDT é uma moeda digital estável e pode ser usada como forma de pagamento ou saque de dinheiro

Como comprar USDT

Para comprar Tether em Portugal, você precisa estar registrado em uma bolsa de criptomoedas. Depois disso, você poderá comprar o USDT com seu próprio cartão de crédito ou outros cripto-ativos.

Por exemplo, uma plataforma de câmbio como o Binance fornece uma maneira segura e instantânea de comprar USDT usando seu cartão de crédito, Bitcoin, Ethereum ou qualquer outra criptomoeda compatível.

De que outra forma você pode investir no Tether?

Há muitas coisas que você pode fazer com o USDT. Para saber o que investir no Tether em Portugal de forma lucrativa, pode:

1. Guarda ou armazene-o em uma carteira de criptomoeda.

Você pode deixar seu Tether em uma carteira e aguardar a oportunidade certa para trocá-lo.

Tente escolher uma carteira confiável de qualquer maneira.

2. Enviar ou transferir tokens USDT.

Você pode enviar ou transferir facilmente seus tokens Tether para qualquer lugar do mundo. Esta é uma forma rápida e barata de transferir dinheiro.

3. Gastar com ele ou comprar coisas.

Muitas empresas agora aceitam o Tether como uma forma viável e confiável de pagar, principalmente porque está indexado ao dólar americano.

4. Troque o USDT por moeda fiduciária ou outros cripto-ativos.

Você pode facilmente converter seu Tether em dinheiro real. Mas, é claro, você também pode converter tokens de tether em qualquer outra criptomoeda.

5. Doe tokens USDT.

Muitas instituições de caridade em todo o mundo aceitam o Tether como uma doação. Como o Stablecoin, o USDT permite que você veja o valor exato equivalente à moeda fiduciária que deseja doar, sem o incômodo das taxas de câmbio, especialmente se você estiver doando para uma organização internacional.

Tether USDT é uma moeda estável apropiada para comércio criptográfico
Tether USDT é uma moeda estável apropiada para comércio criptográfico

No entanto, a maior vantagem dessa criptomoeda continua sendo a estabilidade da taxa de câmbio. Portanto, essa opção é adequada para quem busca preservar suas economias ou protegê-los da inflação.

O grande futuro

O Tether pode nos ajudar a dar uma nova olhada no uso de criptomoedas, pois foi projetado para ser usado com muitas criptomoedas existentes. No momento, o USD Tether, ou USDT, é usado principalmente, mas podemos assumir com segurança que outras variantes estão sendo desenvolvidas.

Tether busca constantemente novas soluções para transferências mais rápidas
Tether busca constantemente novas soluções para transferências mais rápidas

No entanto, essa tecnologia está em um estágio inicial de desenvolvimento. Quando se tornar dominante, veremos o impacto que tem em nossas finanças. No entanto, estamos felizes em ver essas iniciativas promissoras imergindo na indústria de criptografia e esperamos que este projeto abra ainda mais oportunidades para os entusiastas de criptografia.

SIMPLES E CONFIÁVEL
RETIRADA DE DINHEIRO
Neteller
Mastercard
Visa
Skrill
AVISO DE RISCO GERAL:
Os serviços financeiros fornecidos por este site apresentam um alto nível de risco e podem resultar na perda de todos os seus fundos. Você nunca deve investir dinheiro que você não pode perder